Untitled Document
TRATAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES ORAIS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

Tratamento realizado em pacientes que irão submeter-se ou que já se encontram em tratamento oncológico, tais como Quimioterapia e/ou Radioterapia.

ADEQUAÇÃO DO MEIO BUCAL
Muito comum durante tais tratamentos é o aparecimento de algumas manifestações bucais como redução do fluxo salivar, aumento da incidência das lesões de cárie e diminuição do poder de cicatrização dos ossos da maxila, fato que pode levar a complexas infecções ósseas (osteorradionecrose, osteomielite). Portanto, faz-se necessário a adequação bucal pré-tratamento oncológico, através de procedimentos odontológicos essenciais como raspagem supragengival, remoção de restaurações de amalgama ou resina inadequadas, exodontia de dentes condenados, habilitando assim, o paciente para um tratamento mais adequado com menores possibilidades de complicações durante e pós tratamento.

MUCOSITE ORAL
Inflamação generalizada da mucosa bucal, causada pela radiação ou por fármacos utilizados na quimioterapia Combate-se a mucosite oral através da utilização de protocolos de prevenção e tratamento com Lasers de Baixa Potência na busca da melhoria da qualidade de vida destes pacientes, promovendo analgesia, cicatrização, aprimoramento do paladar e da salivação.

Dr. Marcio Cristofaro